sexta, 12 de abril de 2019 - 17:09h
Governadores da Amazônia se reúnem no Amapá e defendem propostas conjuntas
Fórum acontece até sexta-feira (29) e gestores vão elaborar propostas para consórcios interestaduais.
Por: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/03/28/governadores-da-amazonia-se-reunem-no-ap-e-defendem-propostas-conjuntas.ghtml
Foto: John Pacheco

Chefes de Estado das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se reúnem em Macapá para discussão de pautas conjuntas e ações de desenvolvimento no 17° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que iniciou nesta quinta-feira (28) e segue até sexta-feira (29).

Durante a abertura, os governadores do Amapá, Waldez Góes (PDT), e do Acre, Gledson Cameli (PP), defenderam a união da região em prol de projetos e parcerias que possam descentralizar o acesso individual dos estados a recursos federais e acordos internacionais.

Durante esta quinta-feira, secretários dos estados nas áreas de segurança, comércio, comunicação pública e meio ambiente se reúnem nas câmaras setoriais. Eles vão elaborar e discutir soluções para embasar a proposta de consórcios unificados na Amazônia, onde vários governos vão pleitear projetos conjuntos.

"Temos como destaque para esse momento o consórcio para a Amazônia Brasileira, todos as leis foram aprovadas e estamos na formatação do regimento interno e esperamos sair do consórcio instituído. O consórcio dá vida jurídica à união dos estados que nos ajuda em contratos, projetos e relações a nível nacional e internacional", declarou o governador do Amapá.

As reuniões das câmaras setoriais acontecem num espaço de eventos na Zona Sul de Macapá e na manhã de sexta-feira os governadores se reúnem para deliberação das propostas, onde além dos chefes de estado da Amazônia, irá participar o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Av. Antonio Coelho de Carvalho nº 396 - (96) 3131-2801 - contato@pge.ap.gov.br
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International