terça, 21 de janeiro de 2020 - 07:54h
POSSE DOS CINCO NOVOS PROCURADORES DO ESTADO DO AMAPÁ
Por: Romilson Bastos
Foto: Maksuel Martins / SECOM

O Governador do Estado do Amapá, Antonio Waldez Góes da Silva, juntamente com o Procurador-Geral do Estado do Amapá, Narson de Sá Galeno, deram posse aos cinco novos Procuradores de Estado, aprovados no segundo Concurso Público para provimento do Cargo de Procurador do Estado Classe I, na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro. São eles: RENNAN DA FONSECA MELO, RAUL AKEYB CUSTODIO SILVA, MANUELA ALMEIDA REZENDE CAMPOS, MAYARA LOURENCO DO NASCIMENTO, RODRIGO MARQUES PIMENTEL (PNE).

Inicialmente, foi dada a palavra ao primeiro colocado do concurso público Dr. Rennan da Fonseca Melo, o qual foi escolhido para discursar em nome dos cinco novos procuradores, na ocasião, Rennan Melo falou sobre a importância da realização de diversos concursos públicos no Estado do Amapá, o qual citou como exemplo o concurso da Policia Civil, Defensoria Publica e o próprio concurso para Procurador de Estado, ressaltando o interesse do Estado do Amapá na prestação de serviço público eficiente, garantindo uma atuação ágil e contundente para resolução de crises.

A solenidade de posse dos novos procuradores foi realizada no Palácio do Setentrião, e contou com a presença de vários procuradores responsáveis pelas especializadas desta PGE-AP, e com a presença do vice-governador do Amapá Jaime Nunes, do presidente da Associação Nacional dos Procurares dos Estados e Distrito Federal Telmo Lemos, do Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Pará Angelo Carrascosa, Diretor na Anape e Procurador do Estado do Pará Sérgio Oliva Reis, representante do Tribunal de Justiça do Amapá Juiz Auxiliar da Presidência Paulo Madeira, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral Rommel Araújo de Oliveira, Representantes do Ministério Público Estadual Nicolau Crispino, Jaime Henrique, José Cantuária Barreto e Afonso Pereira, representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá Deputados Paulo Lemos e Jesus Pontes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amapá Edivan Santos, Juiz Federal Leonardo Soares, Secretários de Estado Suelen, Regina, Teles Jr, Eduardo Tavares, Cel Mont’alverne, Cel Wagner, Renato, Luzia Grunho, Renilda Costa, dentre outras autoridades presentes.

Fazendo o uso da palavra, o Subprocurador-Geral Adjunto do Estado do Amapá e atual presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amapá – APEAP, Dr Diego Bonilla Aguiar do Nascimento, expressou os seus sinceros agradecimentos ao Governador Waldez Góes, por ter recebido há aproximadamente dois anos atrás, uma comissão formada pela APEAP, com o pleito da realização do segundo concurso para ingresso na carreira  de procuradores do estado do Amapá, que na ocasião, acatou de imediato e deu ampla liberdade para que a Procuradoria organizasse esse concurso público.

“Hoje eu não tenho nenhuma dúvida em afirmar, corrija-me, por favor, presidente Telmo se eu estiver errado, que nenhuma procuradoria no Brasil cresceu tanto em produtividade, em números e em resultados para o estado quanto a nossa jovem Procuradoria Geral do Estado do Amapá” destacou Dr Diego Bonilla, em um trecho do seu discurso.

O Procurador-Geral do Estado, Narson Galeno, cumprimentou a todas as autoridades individualmente, deu as boas-vindas aos novos procuradores, e na oportunidade, agradeceu o comprometimento do Governador do Estado, Waldez Góes com a Procuradoria, agradeceu a confiança depositada pelo Governador durante esse 5 anos que está exercendo a função de Procurador-Geral do Estado, ressaltou a importância fundamental do ingresso dos novos procuradores para a esta instituição, bem como para melhorar ainda mais os bons resultados que o Estado do Amapá vêem apresentando no cenário nacional.

“Foram mais de 610.000,00 (seiscentos e dez mil) processos administrativos e judiciais entre 2015 e dezembro de 2019, isso significa dizer que dá um pouco mais de 20.000,00 (vinte mil) processos para cada procurador durante os 5 anos, que dá um pouco mais de 2.000,00 (dois mil) processos para cada procurador por ano.” foi o que destacou Narson Galeno ao falar sobre a importância e necessidade da realização deste concurso  público que culminou na aprovação desses cinco novos Procuradores do Estado.

Narson Galeno comunicou a futura implantação do sistema de tecnologia e inteligência artificial, que será disponibilizado para a Procuradoria Geral do Estado, pela Advocacia Geral da União, o que trará um grande avanço para advocacia publica e para o Estado do Amapá, gerando economicidade e contenção de gastos, e em se tratando de economicidade, o Procurador-Geral do Estado destacou ainda grande economia alcançada no ano de 2019 pela Central de Licitações e Contratos – CLC, a qual foi uma economia de mais de 65 milhões de reais, economia esta que pode ajudar e influenciar muito o desenvolvimento do Estado do Amapá.

Encerrando a solenidade de posse dos novos procuradores, em seu discurso, o Governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, saudou todas as autoridades presentes no evento, e enfatizou a importância do fortalecimento da Advocacia Pública e da Procuradoria Geral do Estado, que com o reforço desses novos procuradores, a Procuradoria poderá cumprir com mais determinação, com mais retidão, com mais transparência, para que o estado num todo, seja servido no cumprimento dessa missão.

IMAGENS RELACIONADAS
  • JURAMENTO