sexta, 07 de janeiro de 2022 - 15:09h
Central de Licitações da PGE-AP alcança economicidade de R$ 275 milhões de reais em 2021
Além da economia em compras públicas, o órgão comemora também recorde em produtividade.
Foto: Angelo Silva/ DMTI-PGE
PGE/CLC atinge R$ 275 milhões em economia em compras públicas

Em 2021, a Central de Licitações e Contratos, órgão da Procuradoria-Geral do Estado (CLC/PGE) atingiu um alto percentual de redução de gastos nas licitações. Foram aproximadamente R$ 275 milhões economizados em relação aos valores orçados. Além disso, a produtividade da CLC aferida pelo Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) bateu recorde alcançando aproximadamente 9.500 atividades, um aumento de 82,9% em relação a 2020 e um aumento de 58,1% em relação a 2019.

“Nossa meta é sempre alcançar a redução de gastos em compras públicas, e temos conquistado isso ao longo dos últimos anos. O Estado mantendo essa economicidade, fica com mais recursos disponíveis aos cofres públicos para investir em melhorias para a população em setores de um modo geral, como por exemplo, Saúde, Segurança e Educação. Parabenizo a todos os nossos servidores e procuradores, pelo empenho para alcançarmos essa marca em economia”, comentou o procurador-geral, Dr. Narson Galeno.

Quanto às ações realizadas, foram instruídos ao longo de 2021, 215 processos de compras públicas, o que também representa um aumento de 74,7% em relação a 2020 e um aumento de 46,2% em relação a 2019. Foram concedidas 272 adesões de atas (caronas) para diversas entidades, como municípios, órgãos e até mesmo outros estados. Ou seja, diversas entidades utilizaram das atas feitas pela CLC.

“Os números de economicidade do ano de 2021 surpreendem, uma vez que tivemos uma grande variação de preços no mercado nacional decorrente da pandemia e das variações do câmbio. Além disso, a produtividade do servidor bateu recorde, o que demonstra proatividade, dedicação e motivação no bom trato da coisa pública. Só tenho agradecer a cada um dos servidores da Central pelo trabalho desenvolvido e destaco que seguiremos em 2022 focados na nova lei de licitações e na possibilidade de licitarmos grandes obras”, disse o procurador-chefe da Central de Licitações e Contratos, Dr. Rodrigo Pimentel.

Ainda em 2021, a CLC/PGE capacitou e treinou 158 servidores de 46 órgãos integrados à Central, aliado às operações assistidas (orientação acerca do uso do sistema SIGA na prática) que indicaram que mais de 210 servidores foram atendidos pela equipe técnica. Foram concluídos ainda processos de extrema relevância para o Estado, tais como o TáxiGov, processos de saúde, Sistemas de TI (soluções tecnológicas) manutenção predial escolar, limpeza e conversação predial, serviços de copeiragem, recepção dentre outros, que atenderão a diversos órgãos e entidades da administração pública.