sexta, 23 de abril de 2021 - 20:54h
STF autoriza Amapá importar e aplicar vacina russa Sputnik V, caso Anvisa não se manifeste
O Estado contratou em março a compra direta de 450 mil doses do imunizante para vacinar a população amapaense.
Por: Cleia Andrade
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Estado assinou o contrato de compra de 450 mil doses da vacina Sputnik V

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar parcial para que o Estado do Amapá possa importar e aplicar as 450 mil doses da Sputnik V adquiridas por meio de contrato de compra firmado, no dia 22 de março de 2021, pelo governador Waldez Góes com a Federação Russa. O pedido foi feito pelo Governo do Amapá, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski, expedida nesta sexta-feira, 23, estipula um prazo máximo de 30 dias para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se posicione sobre a importação excepcional e temporária da vacina russa.

“Estamos felizes com a decisão, isso quer dizer que o Estado poderá prosseguir com as vacinas russas para avançar no Plano Nacional de Imunização para atendimento da população amapaense”, comentou o procurador-geral do Estado, Narson Galeno.

O governador do Amapá, Waldez Góes, também comemorou a decisão do Supremo e relembrou o avanço que o estado terá na vacinação contra a covid-19 com as doses contratadas.

“Estamos contentes com a decisão do STF. Precisamos avançar mais ainda no enfrentamento a pandemia da Covid-19. Por isso, decidimos adquirir por conta própria as 450 mil doses da vacina Sputnik V e isso foi possível com um trabalho de ajuste de gastos. Reservamos recursos suficientes para a compra, e quanto maior o quantitativo de vacinas, mais pessoas teremos vacinadas, mais vidas teremos preservadas”, afirmou Góes.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PGE - Procuradoria Geral do Estado
Av. Antonio Coelho de Carvalho nº 396, Macapá - AP, CEP 68900-015
(96) 3131-2913
contato@pge.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá